quimica
Preparação de uma solução de NaOH 0,1M e sua padronização com HCl padrão
Química II
Ano lectivo: 2013/2014
Sumário
Com a realização desta actividade laboratorial, pretendemos preparar uma solução de NaOH ≈ 0,1 mol e sua padronização com HCl padrão. Determinando a concentração de uma solução de NaOH usando soluções padrão secundário, e por fim, efectuar as titulações ácido-base.
Introdução Teórica
O NaOH não é uma substância primária, uma vez que é muito higroscópica, ou seja, tem uma elevada capacidade de absorver água em qualquer estado, e se carbonata com facilidade (reacção de OH- com CO2 atmosférico, com formação do anião carbonato, com o consequente diminuição da concentração de OH-). Uma reacção química é uma transformação química onde o reagente ou os reagentes se convertem numa nova substância ou substâncias (um produto ou produtos). Algumas reacções ocorrem devido a determinadas circunstâncias (ex.: fornecimento de calor, presença de luz ou eletricidade). Existindo também reacções que são acompanhadas de indicações externas (ex.: mudança de cor, libertação de gás, calor ou luz). Em análise química é necessário preparar soluções de concentração rigorosa, isto é soluções padrões. Essas soluções requerem, muitas vezes, que se faça uma análise titulométrica para se determinar à quantidade exacta do soluto presente no volume da solução. A este procedimento chamamos padronização da solução.
Uma substância padrão primário deve satisfazer os seguintes requisitos:
1. Deve ser de fácil obtenção, purificação, secagem (preferivelmente a 110-120ºC), preservação no estado de pureza (este requisito não é geralmente satisfeito pelas substâncias hidratadas, porque é difícil remover completamente a humidade superficial sem que haja uma decomposição parcial).
2. A substância deve ser inalterável ao ar durante a pesagem; esta condição implica