Bibliografia e Fontes de Informação
Repertórios bibliográficos ou bibliografias são obras de carácter referencial ou indirecto, que, pela brevidade das suas informações, clareza e precisão na apresentação de dados, referências e ideias, através de instrumentos estruturados e racionais (índices, quadros e tabelas), permitem procurar com eficácia e prontidão a indicação do documento em que se encontra a informação pretendida.
Os repertórios bibliográficos contêm descrições de documentos escritos. Estas descrições são ordenadas seguindo sistemas predeterminados e podem ser feitas em papel ou qualquer outro suporte, dando-se preferência a suportes magnéticos por serem muito mais versáteis no momento da pesquisa. As descrições de livros abarcam o nome do autor do texto, o título da obra, local, editora e data de publicação, por vezes, formato e número de páginas. Quando o item a descrever se trata de revistas e periódicos, agregam-se dados referentes à localização do artigo dentro do documento fonte, tais como, volume, número, ano e páginas onde se encontra o artigo.
As capitais funções dos repertórios bibliográficos são identificar textos e informar sobre os temas descritos, procurando assim facilitar o trabalho intelectual, no entanto, e porque se trata de um instrumento universal de controlo das informações mediante a investigação, identificação, descrição e classificação de documentos escritos, facilita o trabalho dos profissionais bibliotecários e de centros de documentação servindo de instrumento de aquisição e modelo de catalogação e classificação. Outra vantagem da utilização das bibliografias surge no momento da divulgação selectiva da informação.
2 - A “recuperação da informação” constitui uma actividade automatizada e directamente relacionada com a organização e armazenamento da informação. Explique de que se trata.
A informação é imprescindível para aquisição de novos conhecimentos e