quimica
A natureza da teologia
A teologia como estudo da doutrina
Para alguns doutrina pode se mostrar um tanto ameaçadora.Ela evoca visões de crenças.
Doutrina,no entanto,não é isso.A doutrina cristã é apenas a declaração de crenças mais fundamentais do cristão:crenças sobre a natureza de Deus ;sobre nós que somos suas criaturas;e sobre o que Deus fez por nos trazer a comunhão com ele.Ou seja quem sou?para onde vou?
A doutrina lida com verdade sobre Deus e sobre o restante da realidade.
O estudo da doutrina é conhecido como teologia.literalmente teologia é o estudo de Deus.
A teologia é bíblica.Ela toma seu conteúdo principal das escrituras do antigo e do novo testamento.
Ela não examina cada livro da Bíblia separadamente,mas procura juntar em um todo coerente.
A teologia é elaborada num contexto da cultura humana.O alvo é reconceituar verdades bíblicas atemporais de forma que sejam compreensíveis as pessoas que vivem hoje.
A teologia é prática.Paulo não expôs a doutrina apenas para informar seus leitores,de modo que tivessem mais dados.Antes,ele pretendia que a doutrina exposta fosse aplicada na vida cotidiana.
O fato é que o senhor voltará e ressuscitará todos os que creram nele é uma fonte de paz e encorajamento num mundo em que tantas coisas valiosas parece estar sendo destruídas.
*A necessidade do estudo da doutrina
Para algumas pessoas,a doutrina não só é desnecessário,como também indispensável.Há no entanto,algumas razões pelas quais tal estudo não é opcional:
Crenças doutrinárias corretas são essenciais no relacionamento entre o cristão e Deus.
De fato,sem fé é impossível agradar a Deus,também importante para um relacionamento adequado com Deus.
A doutrina é importante por causa da ligação entre a verdade e a experiência.O simples sentimentos agradável em relação a jesus ser divorciada da necessidade de saber se ele é genuinamente o filho de Deus.A esperança quanto ao futuro depende de saber se ele ressuscitou e se nós vamos