quimica
O trabalho realizado no laboratório de Química teve como objetivo principal o manuseio de alguns equipamentos, e entre eles aprender técnicas de aquecimento com o uso do Bico de Bunsen que será de extrema necessidade em nossos procedimentos laboratoriais. Além disso, foi realizada uma experiência que teve como objetivo observar a reação química do sulfato de cobre penta hidratada.
Introdução teórica
Um dos instrumentos mais utilizados no laboratório de química para uso da queima de gases normalmente é o Bico de Bunsen. Geralmente o gás utilizado no laboratório é o gás de rua ou G.L.P.
Para manuseio do bico de bunsen é necessário alguns procedimentos de segurança, visto que se manuseado de forma inconsequente pode causas graves acidentes. Mediante a isso, é de extrema importância cumprimento das normas de uso do laboratório.
Ao acender o bico de bunsen podem-se ser notadas três zonas: zona externa, zona intermediária e zona interna. Para notar estas três zonas fazem se uso do anel de ar primário encontrado abaixo do bico, onde pode ser regulada a entrada de ar.
Entre muitos usos do bico de bunsen, pode ser citado o aquecimento de água no copo Becker. Porém, para realizar este procedimento é necessário do auxilio do tripé metálico e da tela de amianto, visto que não pode ser colocado o copo Becker diretamente sob a chama produzida pelo Bico de Bunsen. A tela de amianto tem por finalidade deixar passar o calor uniformemente.
Ao contrário do copo Becker, o tubo de ensaio pode ser aquecido diretamente na chama produzida pelo Bico de Bunsen. O tubo deve estar ceco por fora e estar sob fogo médio. Para realizar aquecimento no tubo, é importante ter atenção, visto que para o aquecimento ele precisa estar inclinado a 45º numa direção que não se encontre ninguém para que não aja acidentes (queimaduras). O tubo dever ser segura próximo a sua boca pela pinsa de madeira.
Materiais e Reagentes
Bico de Bunsen
Tripé de ferro
Tela de amianto