Queimaduras
A dor da queimadura é resultante do contato das terminações nervosas com o ar. A vaselina esterilizada é utilizada muitas vezes para aliviar a dor, porém de um modo geral, não se cobre a queimadura, principalmente se ocorrer nos órgãos genitais, no rosto, ou nas mãos, para não ocorrer aderência. Experiências hospitalares, bem sucedidas, no Brasil, mostram que podem ser usadas “ tiras ou mantas de pele de rã” para cobrir os ferimentos, embebidas em solução antibiótica.
Segundo as estatísticas, para cada 100 doentes queimados, três (3) morrem em decorrência das queimaduras.
As queimaduras podem ser superficiais ou profundas e classificadas de acordo com:
1 Agente causador
Químicos: produtos corrosivos que podem ser bases fortes ou de origem ácida, como exemplos, temos: álcool, gasolina, e ácidos.
Físicos: tem origem no calor ou no frio, através de exposição, condução ou radiação eletromagnética. Através da temperatura,
Raios solares, aparelhos de raios-X ou ultra-violeta, nucleares,
Biológicos: são as queimaduras provocadas por animais e vegetais, como exemplo temos: Vegetais: Urtiga, látex, etc. Animais: água-viva, lagarta-de-fogo, medusa,
1º grau: atingem as camadas superficiais da pele, causando vermelhidão, inchaço, dor local, às vezes com bolhas
2º grau: atingem as camadas mais profundas da pele, ou seja, derme e epiderme, causando formação de bolhas, pele avermelhada, com manchas e coloração variável, dor, inchaço, desprendimento de camadas da pele, e possível estado de choque.
a) portador