Gestão de recusos materiais- Armazenagem
Armazenagem
Brasília, dezembro de 2013.
Introdução
Uma das principais características da logística moderna é sua crescente complexidade operacional. Alguns de seus principais componentes são: aumento da variedade de produtos, entregas mais frequentes, menor tempo de atendimento, menor tolerância a erros de separação de pedidos e pressões para redução dos níveis de estoque. Uma das consequências deste fenômeno é que alguns componentes do custo logístico, até então pouco significativos, como o custo de armazenagem, passaram a ter uma participação importante (Lima, 2000).
Nos dias de hoje, com o ambiente empresarial cada vez mais competitivo, a tecnologia de informação, quando bem utilizada, torna-se um importante diferencial entre as empresas na busca pela excelência no atendimento ao cliente. Por isso, cada vez mais as empresas procuram formas para facilitar o gerenciamento operacional, visando aumentar o controle, reduzir os custos e obter informações precisas que possam de fato agilizar a tomada de decisões e, consequentemente, melhorar o nível do serviço prestado.
No caso específico dos depósitos, armazéns e centros de distribuição, o WMS surge como uma boa opção de otimizador da função armazenagem, já que busca maneiras de otimizar espaços e organizar o fluxo e distribuição dos produtos.
Armazenagem, Compras e Licitações
1. Armazenagem
Armazenagem é a guarda temporária de produtos estocados para posterior distribuição. Estes produtos estocados tornam-se fundamentais para o equilíbrio entre a demanda e a oferta.
O nível do estoque equilibra-se entre o menor possível para minimizar os custos, e um nível mais alto para não haver falta de produto e conseqüente perda de venda. Um estoque alto garante o pronto atendimento aos clientes, mas em compensação implica em custos de oportunidades e financeiros perdidos, já que o dinheiro estará comprometido na forma de