Recursos patrimoniais
Introdução
Há uma preocupação antiga das empresas em regular o fluxo produtivo, o fluxo de vendas, o fluxo de compras, de recebimento e distribuição. E no foco dessa preocupação está o estoque, isto é garantir matéria- prima para produzir- garantir produtos para vender.
A globalização é marcada pela competição, que se torna questão der sobrevivência para as empresas. Nesse contexto a qualidade ligada ao produto passa a ser uma obrigação, e não um diferencial, é o mínimo que se espera, busca-se então outros diferenciais.
Esta disciplina busca mostrar a maneira de gestão de recursos materiais e patrimoniais, detalhando o papel dos estoques em uma organização, integração com o processo de compras, conceituar e mostrar formas de gerenciamento para alcançar os objetivos esperados.
UNIDADE I
Uma empresa deve manter um conjunto de recursos a serem gerenciados de maneira que cada recurso tenha papel estratégico no alcance dos objetivos:
Alocação de dinheiro(caixa)
Aquisição de estrutura física e material
Alocação de pessoas
Aquisição de estrutura tecnológica- softwares, computadores, sistema em geral
Aquisição de matéria prima ou material
Produção ou prestação de serviço
Estocar
Vender
Boa parte dos recursos são escassos, e a gestão desses constitui preocupação dos gestores, pois estão ligados direta ou indiretamente as atividades produtivas. Pode-se perceber cinco tipos de recusos:
Materiais;
Patrimoniais;
Capital ou financeiro;
Humanos;
Tecnológicos
DIFERENCIANDO A GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS DOS PATRIMONIAIS
Recursos Materiais
Engloba a sequência de operações que tem seu inicio na identificação do fornecedor, na compra do bem, em seu recebimento, transporte interno e acondicionamento, em seu transporte durante o processo produtivo, em sua armazenagem como produto acabado e, finalmente, em sua distribuição ao consumidor final.
Recursos Patrimoniais
Trata de sequência de operações que,