Meio Ambiente e segurança
Um trabalho adequado na área de administração de gestão de estoques em uma empresa possibilita melhorias significativas na administração da empresa. Pois, repercute em uma melhora no planejamento e controle da produção, traz maior segurança e eficiência nas tomadas de decisões, além de prevenir possíveis atrasos na entrega de pedidos.
Os autores Barros Filho e Tubino (1998), destacam que em muitos trabalhos na área de Planejamento e Controle de Produção é dado ênfase mais em sistemas computacionais, e não aos pré-requisitos para operacionalização adequados desses sistemas, nas pesquisas realizadas em micros e pequena empresas nota-se que ainda há muito por fazer.
Ainda mais em tempos tão competitivos, onde é necessário se produzir mais com cada vez menos, isso tudo aliado a qualidade, preços , prazos de entrega entre outros. Com as facilidades na aquisição de novas tecnologias de gerenciamento e produção todas as empresas estão inseridas em um ambiente competitivo seja ela micro, pequena, média ou grande.
Tais benefícios são importantes em quaisquer empresas, e principalmente no setor de confecção. Pois como em muitos outros setores, tem passado por mudanças constantes de mercado, o que tem provocado um aumento da concorrência e a necessidade latente de melhorar sua competitividade. Essas mudanças segundo a ABIT(2003) começaram nos anos 90, que representaram um marco na indústria têxtil brasileira, com a abertura do mercado logo no ínicio de 1990 e a redução de tarifas de importação, as empresas do setor têxtil foram seriamente afetadas, não estavam preparadas em termos tecnológicos e administrativos para encarar a nova poítica de livre comércio.
Com essa abertura países como China, Córeia, Taiwan, Hong Cong e Panamá, invadiram em peso o mercado brasileiro, com produtos têxteis a preços baixos, a indústria nacional enfrentou dificuldades em acompanhar essa concorrência.
A gestão de estoque é um dos fatores importantes dentro do