Meio ambiente e segurança na mineração
INTRODUÇÃO 2
MEIO AMBIENTE 3
SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHADOR 5
CONCLUSÃO 7
INTRODUÇÃO
O Brasil, cujo desenvolvimento se deu lenta e tardiamente, deparou-se, ao longo de sua história, com inúmeros problemas emergentes, que ofuscaram temas voltados para a saúde e segurança dos trabalhadores e a preservação do meio ambiente. No entanto, nos últimos anos, paralelamente com a evolução da sua qualidade de vida, o país passou a observar esses temas, que, desde então, vêm ganhando força.
As empresas que, inicialmente, preocupavam-se apenas com a produtividade, passaram a dar mais importância, para a segurança e a saúde dos trabalhadores, que hoje são amparados por uma legislação pertinente, bem como por diversos programas e projetos direcionados à conscientização ambiental de preservação ecológica, à prevenção de acidentes e a qualidade de vida nos ambientes de trabalho.
As minas subterrâneas não são exceções para essa nova óptica de produção, pois também estão sujeitas as legislações que regulamenta as questões ambientais e as de saúde e segurança dos trabalhadores.
MEIO AMBIENTE
A mineração é um dos setores básicos da economia do país,contribuindo de forma decisiva para o bem estar e a melhoria da qualidade devida das presentes e futuras gerações, sendo fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade equânime, desde que seja operada com responsabilidade social, estando sempre presentes os preceitos do desenvolvimento sustentável – VISANDO GARANTIR AS GERAÇÕES FUTURAS, O MESMO ACESSO QUE NÓS TEMOS HOJE AOS RECURSOS NATURAIS DO PLANETA.
Várias atividades antrópicas vêm criando problemas ambientais, no uso do solo e subsolo, além das atividades de mineração, entre as quais se destacam: a urbanização desordenada, agricultura, pecuária, construção de barragens visando a geração de hidroeletricidade, uso não controlado de água subterrânea, dentre outras. Por esse motivo antes de se iniciar uma mineração são