Preparo de soluções a partir de reagentes sólidos e líquidos
Preparo de soluções a partir de reagentes sólidos e líquidos
Trabalho apresentado à disciplina Química, profª. Débora Nobile Clausen
Londrina
2011
INTRODUÇÃO
No equilíbrio químico resultam de uma conversão completa de reagente em produtos, pois todas elas tendem a alcançar um equilíbrio, mesmo que isto nem sempre seja evidente, o que significa dizer que a velocidade da reação direta é igual à velocidade da reação inversa e, por isso, não são mais observadas modificações macroscópicas do sistema em estudo. Diz-se que o equilíbrio químico é dinâmico, pois as reações diretas e inversas continuam a ocorrer, com velocidades iguais, porém opostas.
O Princípio de Le Châtelier estabelece que a posição do equilíbrio sempre mude na direção que contrabalancei ou minimize a ação de uma força externa aplicada ao sistema. Isto significa que se houver aumento da temperatura de um sistema reacional, provoca-se a reação química que contribui para resfriar o sistema.
OBJETIVO Observar o deslocamento que ocorre quando há uma perturbação na solução.
PARTE EXPERIMENTAL Matérias e reagentes
Tubos de ensaio
Pipeta graduada de 5ml
Becker de 50ml
Proveta de 50ml
Solução de FeCl3
Solução de NH4SCN
NH4SCl sólido
Solução de K2Cr2O7 – 0,1 mol/L
Solução K2CrO4 – 0,1 mol/L
Solução de HCl – 1 mol/L
Solução de NaOH – 1mol/L
Procedimento Equilíbrio do Cloreto de Ferro III e Tiocianato de amônio – efeito da concentração.
FeCl3 + 3NH4SCN Fe(SCN)3 + NH4Cl (Coloração vermelho-sangue) Primeiro, em uma proveta de 50ml, foram adicionados 2 gotas de solução de cloreto de ferro III e duas gotas de solução de tiocianato de amônia. Depois a proveta foi completada com água destilada até 40ml. Depois de preparada a solução,