Segurança meio ambiente saúde
1 – INTRODUÇÃO
REVISÃO 00/2006
Este trabalho é um conjunto de ações que já foram implantadas mundialmente no âmbito do ambiente de trabalho, objetivando o tratamento das questões relativas a segurança e saúde do trabalhador e a preservação do meio ambiente. Com base nisto, a Inpal S.A, por intermédio de seus facilitadores de QSMS, adaptou algumas boas práticas de gestão de Segurança, Meio Ambiente e Saúde – SMS criando o programa V.A.I – SMS (Valorizando Atitudes Importantes de Segurança, Meio Ambiente e Saúde) com o intuito de avaliar sua gestão e valorizar as boas práticas e atitudes pró ativas de seus colaboradores.
2 – OBJETIVO
Mapear por meio de indicadores de desempenho, os desvios e incidentes e estimular as boas práticas de SMS encontradas no dia-a-dia, em locais de trabalho pré determinados.
3 – DEFINIÇÕES - Incidentes – Danos ao meio ambiente, danos a estruturas ou perda de produto que não causem lesões aos trabalhadores; - Acidente – Situação que ocasiona algum tipo de lesão ao trabalhador;
–
Desvios – Falta de atendimento a procedimentos preestabelecidos que não se desdobrou em perda material e/ou lesões. Os desvios se subdividem em: Ambientais (riscos provenientes do ambiente de trabalho) e Comportamentais (que dependem de atitudes humanas).
4 – TODO ACIDENTE TEM UM INÍCIO Existem diversos estudos que definem bem as causas de um acidente, e deixam claro que um acidente, ao contrário do que muitos dizem, avisa que vai acontecer sim “ele fala com você ”, mas cabe aos profissionais envolvidos nas atividade terem a visão de risco desenvolvida.
VALORIZANDO ATITUDES IMPORTANTES DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE
PÁGINA 1
MANUAL DE UTILIZAÇÃO V.A.I – SMS
REVISÃO 00/2006
Pirâmide da proporção dos acidentes
(estudos realizados nos Estados Unidos na década de 80)
Empresa com 1500 empregados em um período de 8 anos
Lesão incapacitante
1 41 458 2025
Desvios totais Lesões não incapacitantes Eventos com grande risco