quimica
Experimento 1 - Propriedades Físicas da Matéria e Processos de Análise Imediata
Parte I - Propriedades Físicas da Matéria
Objetivos Verificar experimentalmente a existência de temperaturas características para uma substância pura (ponto de fusão e ebulição), e observação do fenômeno da sublimação. Observar o comportamento de uma solução (mistura) em relação à substância pura. Introdução aos princípios das técnicas de purificação.
Procedimento
1. Curvas de aquecimento de substâncias e misturas
a) Aquecimento da água Colocar em um béquer de 250 mL duas ou três pedras de gelo , preenchendo o espaço entre estas com água. Procurar não ultrapassar a altura do gelo. Colocar o béquer sobre um tripé com tela de amianto. Prender um termômetro num suporte colocando-o dentro do béquer em contato com a mistura gelo-água conforme o esquema abaixo.
Construir uma tabela em seu caderno registrando em uma coluna o tempo e numa outra a temperatura indicada pelo termômetro. Ler a temperatura da mistura gelo-água de 1 em 1 minuto, até desaparecimento total do gelo. Iniciar o aquecimento lendo a temperatura em intervalos de tempo regulares, por exemplo, de 30 em 30 segundos. De tempos em tempos, agitar a água com o bastão de vidro, a fim de uniformizar a temperatura.
Observação: caso a variação de temperatura seja rápida diminuir o tempo de leitura. Continuar a leitura até 4 minutos após o início da ebulição. Construir em papel milimetrado o gráfico de tempo versus temperatura da substância água.
b) Aquecimento da mistura água/cloreto de sódio.
Repetir o procedimento do item 1 adicionando à mistura gelo-água 2 espátulas de cloreto de sódio na forma de sal grosso. Fazer as medidas e, em papel milimetrado, construir o gráfico de tempo versus temperatura da mistura água/cloreto de sódio.
c) Sublimação do iodo: purificação e separação de misturas Colocar uma ponta de espátula de uma