Reaproveitamento da fibra de coco
Há vários motivos que faz a logística reversa importante e que torna o seu uso viável;
Sensibilidade ecológica: os consumidores hoje estão cada vez mais preocupados com o equilíbrio ecológico, estão procurando produtos reciclados, estão destinando seu lixo para a coleta seletiva, e as grandes organizações veem isso como uma oportunidade.
Competitividade: as empresas por serem, ecologicamente corretas e utilizarem do marketing ligado a questão ambiental, se tornam mais procuradas pelos consumidores, por atender suas necessidades, e consequentemente, se tornam mais competitivas no mercado.
As cascas do coco verde correspondem a 80% do peso bruto do fruto. Disposto em aterros e lixões, contribui para a aceleração do esgotamento da capacidade de acumulação por causa do grande volume. Esse lixo, propício à hospedagem do mosquito da dengue, demora de 10 a 12 anos para decompor, risco ao ambiente e à saúde da população.
Assim várias empresas utilizam o coco como matéria prima, como a “Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)“ que desenvolveu um conjunto de equipamentos destinados a obtenção do pó e da fibra do coco.
A estrutura básica consiste: de uma máquina trituradora da casca nesta etapa a casca do coco é cortada. Uma prensa rotativa: é de importância fundamental para a perfeição da seleção do material. Máquina classificadora: que faz a separação entre pó e fibra.
A fibra do coco maduro e verde é usado na confecção de solados de calçados, assentos e revestimentos internos de