Fichamento de Dahl
Curso de Ciências Sociais
Disciplina: Fundamentos da Ciência Politica
Professora: Dr. Samira Kauchakje
Aluno: V A A
Data: 06/02/2014
DAHL, Robert. Análise Política Moderna. Brasília: UnB, 1981. Cap. I, III e VIII.
CAPÍTULO I
A política segundo Dahl, é fundamentada sob aspectos de controle, domínio, e até força (se necessário). Com base nisso, ele afirma que todos estão num sistema político, que nada mais é que um conjunto determinado de relações políticas. Como a política é muito antiga, e abrangiu o mundo inteiro, ao se questionar sobre o que são “relações políticas”, Dahl une os argumentos e opniões de diversos pensadores, sendo eles Harold lasswell, Max Weber e Aristóteles, por exemplo. Para Lasswell, “relações políticas” são relações de poder. Weber pensava que eram relações territoriais. Já para Aristoteles, eram relações em associações capazes de autossuficiência.
A relação política impede de alguma forma o poder, autoridade ou governo. Conceito utilizado desde a época de Aristóteles, mas Dahl não se limitou a esse intelectual e se arriscou a afirmar que poder, autoridade ou governo tinha de haver interações humanas para implicar nesses fatores.
A análise política para Dahl pode ser considerada como ciência, quando pesquisadores usam aspectos concretos para efetuar alguma análise, por meio de observação, classificação, aferição e da investigação cientifica. Ao administrar o poder, o governo e a autoridade, que é o papel dedicado para a política, se torna algo sólido, ao contrário da economia, que pode utilizar recursos prestes a acabar. Segundo Parsons, um sistema político, ou econômico, torna-se um aspecto de subsistema, como por exemplo a família, contribuindo no fortalecimento dos processos políticos democráticos através de um sistema social, ou o sistema autoritário que limita qualquer diversidade política, apoiando os processos políticos totalitários.
No livro, “A Democracia na