Sistemas de Supervisão e Aquisição de Dados
Introdução
Sistemas de aquisição de dados e controle de dispositivos vêm sendo desenvolvidos para diferentes áreas de atuação, tanto industriais como científicas. O seu objetivo é apresentar ao observador os valores das variáveis ou parâmetros que estão sendo medidos.
Nos últimos anos tem-se visto um crescente desenvolvimento de sistemas de aquisição e tratamento digital de sinais, sendo que vários fatores têm contribuído para a evolução nesta área:
O avanço da microeletrônica que tem possibilitado o aumento das capacidades e velocidades dos DSP’s, elemento central duma aplicação de tratamento digital de sinal;
A crescente performance dos computadores pessoais, tal como a sua relação qualidade/preço e a sua confiabilidade;
A existência de cada vez mais e melhores ferramentas de desenvolvimento de software que permitem criar aplicações de alto nível com avançadas interfaces gráficas;
O desenvolvimento de novas tecnologias de comunicação que permitem o controle remoto de instrumentos usando a internet e o wireless como veículos de transmissão de dados.
Por que uma empresa precisa de um sistema de aquisição e supervisão?
Simples…para proporcionar níveis maiores de qualidade, redução dos custos operacionais, maior desempenho de produção e fundamentalmente, para facilitar a excelência operacional.
Vale citar um pouco da história dos avanços tecnológicos e que culminaram com vários benefícios em desenvolvimento de sistemas de aquisição, controle e automação.
Um pouco de história
Os primeiros sistemas de automação foram desenvolvidos no final do século XIX durante a revolução industrial.
O trabalho que era manual passou a ser realizado por máquinas dedicadas e customizadas a uma determinada tarefa visando cada vez mais o aumento da produtividade e eficiência. As funções de controle eram implementadas através de dispositivos mecânicos que automatizavam algumas tarefas críticas e repetitivas. Estes dispositivos