quimica
São compostos que apresentam pelo menos um átomo de halogênio (F,CL,Br,I) ligado a um radical derivado de hidrocarboneto ( ou seja só pode estar ligado se houver hidrogênio e carbono).
Fórmula geral ou representação genérica:
R – X onde X = F.CL,Br,I.
Ex: H3C – CH2 – CH2 – F (1 Cloro – Butano)
Podem ser classificados de acordo com o halogênio que esta na cadeia carbônica, como: fluoretos; cloretos; brometos; iodetos e mistos.E também podem se classificar de acordo com o numero de átomos de halogênio na molécula, como: monoaleto; dialeto; trialeto etc.
Ex: Monoaleto - Somente um átomo de halogênio na molécula:
H3C – CH2 – CH2 Nome segundo IUPAC: 1 Bromo Propano. | Br
Dialeto - Dois átomos de halogênio na molécula: H |
H3C – C – Cl Nome segundo IUPAC: 1,1 Dicloro Etano. | Cl
Trialeto- Três átomos de halogênio na molécula: Cl |
H3C – C – Cl Nome segundo IUPAC: 1,1,1 - Tricloro Etano | Cl A nomenclatura oficial desses compostos segue a seguinte regra:
Prefixo que indique a quantidade de halogênio
(Mono,Di,Tri) + Nome do halogênio (Flúor – Cloro – Bromo – Iodo) + Nome do hidrocarboneto (Prefixo + Infixo) met,et,but... + ano,eno,ino. O prefixo mono não tem muitas aplicações.
Com várias ramificações além do halogênio, segue-se a regra dos menores números, pois, os halogênios são apenas radicais. (começa a contar do menor).
Haleto de Alquila
Os Halogenetos de Alquila são compostos que apresentam átomos de halogênios ligados a cadeias carbônicas saturadas. Exemplos de Halogenetos de Alquila são: o cloropropano, o bromometano, o iodeto de etila, entre outros. A classificação desses compostos leva em consideração o carbono da cadeia a que o átomo de halogênio está ligado. No caso de carbono secundário, o haleto também é chamado secundário; e no caso de carbono é primário, o haleto também é primário. Essa