principais pensadores economicos
Adam Smith (1723-1790) filósofo de formação, é o pai da Economia Política. É com ele que a Economia nasce enquanto ciência. Adam Smith escreveu numa época em que a indústria conhecia um crescimento sem precedentes, configurando-se como a verdadeira fonte da riqueza das nações. Adam Smith opunha-se à intervenção do Estado na economia. Ficou célebre o seu conceito de mão invisível, segundo o qual se os homens atuassem livremente em busca do seu próprio benefício existiria uma "mão invisível" que transformaria os seus esforços em benefícios para todos.Hoje sabemos que o conceito de mão invisível de Adam Smith é muito semelhante ao conceito de mercado. Principal Obra: Inquérito sobre a Natureza e as Causas da Riqueza das Nações, foi publicada em 1776 e é considerada a obra fundadora da Economia Política.
David Ricardo (1772-1823), homem de negócios de sucesso, é outro grande vulto na história do pensamento econômico. Focou a sua atenção na tendência para a baixa dos lucros que ameaçaria a economia inglesa. Essa tendência poderia ser neutralizada com o desenvolvimento do comércio externo. É muito conhecida a sua teoria das vantagens comparativas no comercio internacional em que comparava as vantagens de Portugal e da Inglaterra no comércio entre si. De acordo com os estudos de Ricardo, Portugal retiraria vantagens no comércio com a Inglaterra se, se especializasse na produção e exportação de vinhos enquanto que a Inglaterra se deveria especializar na produção e exportação de trigo. Principal Obra: "Princípios da Economia Política e da Tributação" e foi escrita em 1817.
Alfred Marshall (1842-1924 ), matemático que se tornou economista, neoclássico da escola de Cambridge, é um vulto importante da história do pensamento econômico. É considerado o precursor da Economia do Bem-Estar já que o seu objetivo explícito na análise econômica era encontrar solução para os problemas sociais. Para Marshall a