Iluminismo
Equipe: Juliana Marinho
Dryelle Sousa
Laura Regis
Gabrielly Barros
Marcella Pimentel
Larissa Maria
Pedro Barbalho
Mathues Barbosa
Sarah Soares
Guilherme Vinicius
O começo do Iluminismo :
O iluminismo, também conhecido com ilustração, foi um movimento de reação que surgiu no interior do Antigo Regime. E foi na França, durante o século XVIII que o movimento ganhou auge.
O nome “iluminismo” fez uma alusão ao período vivido até então, desde a Idade Média, período este de trevas, no qual o poder e o controle da Igreja regravam a cultura e a sociedade. Essa época foi conhecida como Século da Luz.
Este movimento promoveu mudanças políticas, econômicas e sociais, baseadas nos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade. O Iluminismo tinha o apoio da burguesia, pois os pensadores e os burgueses tinham interesses comuns.
Principais ideias dos pensadores iluminista :
John Locke: Ele defendia que todo homem tinha direitos naturais, como liberdade, felicidade e prosperidade. Direitos esse que deveriam ser garantidos pelo governo. Os governantes, porém, poderiam ser destituídos caso não correspondessem aos interesses do povo.
Principais ideias dos pensadores iluminista :
Charles- Louis de Secondat (Montesquieu) :
Defendia a liberdade dos indivíduos, que seria assegurada por um conjunto de Leis, e a criação de três poderes :
Executivo, Legislativo e Judiciário.
Principais ideias dos pensadores iluminista :
François- Marie Arouet ( Voltaire) : Criticava o absolutismo monárquico e a Igreja Católica. Defendeu a liberdade de expressão como meio de livrar o povo da superstição e da ignorância.
Principais ideias dos pensadores iluminista :
Jean- Jacques Rousseau : Afirmava que o poder pertencia ao povo e que, portanto, todo governo deveria estar submetido à vontade do povo. Também acreditava que o homem, naturalmente bom, foi destruído pelo sociedade.
Educação segundo os Iluministas:
Os iluministas lutavam contra o ensino privado e