quimica
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLOGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS - IFAM
CURSO SUPERIOR EM LICENCIATURA EM QUÍMICA
RELATÓRIO DE QUÍMICA INORGÂNICA EXPERIMENTAL I Preparação de Compostos por Dupla Troca
MANAUS
2012
MÔNICA MARIA MENZES DE AGUIAR
PREPARAÇÃO DE COMPOSTOS POR DUPLA TROCA
Relatório sobre a Preparação de Compostos por Dupla Troca apresentado ao curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Amazonas – IFAM, para obtenção de nota parcial para a disciplina de Química Inorgânica I, ministrado sob orientação da professora Ana Claudia.
MANAUS
2012
SUMARIO
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
As reações de dupla-troca ou de metátese se caracterizam por haver, literalmente, trocas entre os elementos de cada molécula envolvida na reação. Ou seja, determinados átomos, íons ou radicais mudam de posição passando para a outra molécula substituindo o átomo, íon ou radical que estava naquela posição. Segue abaixo uma reação genérica que exemplifica a reação de metátese:
AB + CD →AC + BD
Onde, AB e CD não podem ser sólidos ao mesmo tempo, mas uma combinação entre líquido e sólido: líquido + líquido, líquido + sólido ou sólido + líquido. De acordo com Bredy (2006), Como podemos prever, para que uma reação química ocorra entre duas substâncias, os íons ou moléculas constituindo os reagentes devem entrar em contato uns com os outros. Por esta razão, a velocidade na qual uma reação ocorre depende de quão facilmente as espécies reagentes são capazes de intermisturarem-se. Por exemplo, se misturarmos cristais de NaCl e AgNO3, não se observa nenhuma transformação química notável. Todavia, se, primeiramente, NaCl e AgNO3 forem dissolvidos em