Scheduling
PRODUÇÃO EM UMA INDÚSTRIA DO
SETOR DE PEÇAS AUTOMOBILÍSTICAS
ALUNO: DIMAS SENA MENDES JUNIOR
Orientador: Rodolfo Florence Teixeira Junior
Universidade Federal de São Carlos
Campus Sorocaba
2013
1. INTRODUÇÃO
2. OBJETIVO
Este projeto tem como objetivo estudar os impactos e os desafios encontrados na programação da produção em uma grande indústria do setor de peças automotivas.
1.1.
3. JUSTIFICATIVA
Devido a grande dificuldade de implementar uma nova metodologia de programação (scheduling) em uma organização na qual possui uma linha de produção em job shop, este trabalho abordará os problemas encontrados por uma grande empresa em implantar ferramentas de programação na linha de produção, estas dificuldades referem-se aos custos implantados tanto na aquisição de uma nova ferramenta, pois as ferramentas especializadas em scheduling, normalmente, possuem alto valor de aquisição por causa da complexidade envolvida nesta, quanto ao treinamento de aptidão aos funcionários que operaram tais ferramentas, uma vez que, caso haja a necessidade de aquisição da mesma, se não houver pessoas aptas para operá-la o treinamento será indispensável.
4. REVISÃO BIBLIOGRAFICA
A seguir serão apresentados tópicos com conceitos importantes para o presente trabalho. Serão definidos os conceitos sobre abordagem qualitativa, scheduling,
1.2. ABORDAGEM QUALITATIVA
De acordo com XXXX (ano, p. pag.) uma abordagem qualitativa nada mais é que
5. METODOLOGIA
A pesquisa terá abordagem qualitativa e será de caráter exploratório, investigando-se o caso de uma montadora instalada no Brasil.
Primeiramente, será feito uma descrição sobre o setor automobilístico no país, descrevendo suas principais características. Dada esta descrição, será feito um levantamento bibliográfico, distinguindo-se as diferentes teorias sobre programação da produção no setor de peças automobilísticas.
Com as