Shift Scheduling
DANIEL GOUVEIA, PEDRO COELHO, SAMUEL SILVA
Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial
Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa,
Caparica, 2829-516, Portugal
Resumo
O planeamento da força de trabalho dedica-se à distribuição dos trabalhadores pelo horário de trabalho de modo a satisfazer a procura. Como os custos associados ao trabalho são bastante significativos dentro de uma organização, a sua análise torna-se de extrema importância. Em organizações prestadoras de serviços, onde há uma grande variação da procura, uma das estratégias utilizadas é o trabalho por turnos.
Esta técnica permite responder com maior facilidade à flutuação da procura mas em contrapartida, existem custos associados. Um planeamento adequado da distribuição dos trabalhadores por turnos permite minimizar os custos para a organização, mantendo o nível de serviço prestado. É nesse sentido que têm sido desenvolvidos modelos matemáticos e programas informáticos, que constituem uma ferramenta poderosa na optimização dos resultados de uma organização.
Palavras-Chave: força de trabalho, turnos, planeamento, simplex, solver
1. Planeamento da força de trabalho
Com o aumento constante da competitividade e da exigência dos mercados, a necessidade de reduzir custos e aumentar a produtividade é cada vez mais indispensável. Um dos sectores em que uma organização se deve focar é a gestão da força de trabalho (Workforce Management), que engloba todas as actividades necessárias para manter uma força de trabalho produtiva, seja na prestação de um serviço ou na produção de um produto. Uma das áreas onde a gestão da força de trabalho actua é no planeamento dessa mesma força de trabalho (Workforce Scheduling).
O planeamento da força de trabalho dedica-se à distribuição de trabalhadores pelo horário de trabalho disponível, de modo a minimizar os custos para a organização e a satisfazer a procura. Dantzing (1954)
descreveu