Quimica
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE QUÍMICA E BIOLOGIA
CURSO DE BACHARELADO/LICENCIATURA EM QUÍMICA TECNOLÓGICA
ALDO MATHEUS CORDEIRO
MAIKON TIAGO ARAUJO
DETERMINAÇÃO DE ÁGUA EM SÓLIDOS E DETERMINAÇÃO GRAVIMÉTRICA DE CLORETO
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
CURITIBA
2011
INTRODUÇÃO
A água é considerada um recurso ou bem econômico, porque é finita, vulnerável e essencial para a conservação da vida e do meio ambiente. Além disso, sua escassez impede o desenvolvimento de diversas regiões. Por outro lado, é também tida como um recurso ambiental, pois a alteração adversa desse recurso pode contribuir para a degradação da qualidade do meio ambiente. Já a degradação ambiental afeta, direta ou indiretamente, a saúde, a segurança e o bem-estar da população; as atividades sociais e econômicas; a fauna e a flora; as condições estéticas e sanitárias do meio; e a qualidade dos recursos naturais (BORSOI; TORRES,).
Uma enorme variedade de substâncias sólidas encontradas na natureza contém água ou os elementos que a formam. A quantidade de água nos sólidos é variável e depende da umidade e temperatura do ambiente, ela ocorre em vários sólidos formando os hidratos cristalinos, e está ligada a estes sólidos mediante ligações de coordenação covalentes, que são normalmente mais fracas que as eletrostáticas. Por esta razão a água de é facilmente eliminada destes compostos pela ação do calor. (BACCAN)
A utilização da água e do solo nas diversas atividades humanas tem conseqüências diferenciadas sobre um corpo d’água qualquer, haja vista que a água possui usos múltiplos na sociedade e, por isso, apresenta padrões específicos para a atividade em que é envolvida como, por exemplo, o abastecimento, recreação, irrigação, dentre outras (CONAMA, 2005).
Após as atividades, sobram substâncias na água, que são denominados sólidos, para CETESB, 2001, sólidos nas águas correspondem a toda matéria que permanece como resíduo, após evaporação, secagem ou