Testev de chama
421 palavras
2 páginas
[pic]UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
CENTRO DE CIENCIAS BIOLÓGICAS E DA SAUDE
CURSO: TECNOLOGIA EM ALIMENTOS
DISCIPLINA: QUÍMICA ANALITICA
PROFESSORA: CAROLINE
ALUNO: SANDRA PATRICIA LOPES FRAGOSO
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA – IDENTIFICAÇÃO DE ELEMENTOS PELO TESTE DE CHAMA
Campo Grande/MS
03-12-2011
Indice
I. INTRODUÇÃO 2
II. OBJETIVOS 2
III. MATERIAIS E MÉTODOS 2
IV. RESULTADOS E DISCUSSÃO 2
V. CONCLUSÃO 2
VI. BIBLIOGRAFIA 2
INTRODUÇÃO
Para se identificar as diversas substâncias existentes utilizam-se vários métodos, tanto por via seca, quanto por via úmida. Um dos métodos mais conhecidos de se reconhecer a substância por via seca é o teste de chama. O teste de chama é feito com uma amostra sólida, e é utilizado na identificação de elementos metálicos constituintes de sais, que são identificados pela cor que as chamas produzem. Em geral os metais sobretudo os alcalinos e alcalinos terrosos são os elementos cujos elétrons exigem menor energia para serem excitados, por isso foram escolhidos sais de vários destes elementos para a realização deste experimento.
OBJETIVOS
Identificar os metais pela coloração produzida em uma chama de altas temperaturas.
MATERIAIS E MÉTODOS
III.1 Materiais - Solução de cloreto de cálcio, cloreto de lítio, cloreto de bário, cloreto de sódio, cloreto de estrôncio e cloreto de potássio.
- HCl 6 mol L
- 8 tubos de ensaio
- 1 fio de níquel – cromo
- pinça de aquecimento
- bico de Bunsen
- fosforo
III.2 Métodos
O fio de níquel deve ser aquecido na chama oxidante do bico de Bunsen ate adquirir coloração rubra. Em seguida deve ser mergulhado em uma solução de HCl 6 mol L e aquecer novamente. Este procedimento fo i repetido até que a chama não apresente coloração alguma quando o fio for colocado na chama.
1. Adicionou-se em um tubo de ensaio, 10 gotas de solução concentrada de cloreto de cálcio, em seguida mergulhou-se a ponta do fio de