Quimica
Experimento XII
Utilização do Fluoreto de Hidrogênio (gravação em vidro.
Obtenção e Propriedades do Iodo.
Realizado em 03 de dezembro de 2010
Professor: Hilton Rangel
Aluno: Francisco Flávio P. de Sousa e-mail: chicofpsousa@hotmail.com
Código: LQ0921018-21
São Luis - MA
2010
1. OBJETIVOS
Utilizar o fluoreto de hidrogênio para fazer marcação em vidro;
E obter e verificar algumas propriedades do Iodo.
2. INTRODUÇÃO
O fluoreto de hidrogênio é um ácido forte, altamente corrosivo, solúvel em água. Muito perigoso para a vida humana: a contaminação pode ser inicialmente imperceptível e os sintomas aparecerem horas depois, devido à reação com o cálcio dos ossos. Contato com cerca de 10% do corpo pode ser fatal, mesmo com tratamento imediato.
Produzido pela reação do mineral fluorita (fluoreto de cálcio) com ácido sulfúrico concentrado:
CaF2 + H2SO4 → 2HF + CaSO4
Essa reação resulta em uma mistura de vapores e o ácido fluorídrico é separado por destilação.
O ácido fluorídrico tem a capacidade de dissolver óxidos e, por isso, é usado para gravação em vidros (pois ataca materiais silicáticos), remoção de óxidos de silício na indústria de semicondutores, remoção de impurezas de óxidos em ácidos inoxidáveis, etc. Também usado na produção de compostos de flúor, como teflon e gases refrigerantes. Flúor gasoso é produzido pela eletrólise do ácido fluorídrico com bifluoreto de potássio.
Por isso o HF só deve ser armazenado em plásticos, sendo usado especialmente o polietileno e o teflon, e em raros casos usando recipientes metálicos (poucos metais são compativeis).
Iodo é um não metalque à temperatura ambiente encontra-se no estado sólido. É o menos reativo e o menos eletronegativo de todos os halogênios. É um oligoelemento, empregado principalmente na medicina, fotografia e como corante. Foi descoberto na França pelo químico Bernard Courtois em 1811 a partir de algas marinhas.
O iodo é um sólido negro e