QUIMICA TER A FEIRA
A sedimentação é um processo de separação de misturas heterogêneas, que apresentam mais de uma fase (por exemplo, água misturada com areia). A técnica consiste em deixar a gravidade atrair para o fundo do recipiente a substância mais pesada (densa), e a mais leve ficará concentrada na parte de cima. Quando as partículas das substâncias são muito pequenas, demoram muito para sedimentarem.
DECANTAÇÃO
A decantação é um processo de separação de misturas heterogêneas, principalmente de misturas compostas por líquidos (imiscíveis ou não (que não se misturam)). O recipiente contendo as substâncias é inclinado, derramando a substância mais leve (que fica em cima), em outro recipiente.
FILTRAÇÃO
A filtração é utilizada para realizar a separação do líquido de uma mistura sólido-líquido ou sólido-gasoso. O "equipamento" mais utilizado é o filtro de papel, usado para filtrar o café (um exemplo bastante prático do uso da filtração). Ele funciona como uma peneira microscópica, somente o líquido passa pelos seus minúsculos orifícios, acumulando a fase sólida dentro do filtro.
DISSOLUÇÃO FRACIONADA
Dissolução Fracionada é uma técnica ou método de processo de separação para separar misturas heterogêneas de dois ou mais sólidos, quando apenas um dos componentes se dissolve em um dadosolvente.
CATAÇÃO
A catação é o tipo de separação de misturas do tipo "sólido-sólido" , onde as substâncias são separadas manualmente, com uma pinça, colher, ou outro objeto auxiliador. É utilizada na separação de grãos bons e ruins de feijão, por exemplo, e também na separação dos diferentes tipos de materiais que compôem o lixo: vidro, metais, borracha, papel, plásticos, etc, para serem destinados à reciclagem.
LEVIGAÇÃO
Levigação é um processo de separação de misturas heterogêneas de sólidos, com outras palavras, quando se tem dois sólidos de diferentes densidades onde se quer separar um do outro utilizando a levigação.
Pega-se a mistura dos sólidos colocam-nos em um recipiente e