quimica organica
- Glicídios
Glicídios ou carboidratos, também conhecidos como açúcares, são moléculas orgânicas com estrutura formadas por átomos de hidrogênio e oxigênio e, eventualmente, de outros elementos, como nitrogênio. De origem predominantemente vegetal, além de exercerem função energética, podem desempenhar papel estrutural.
Quando se fala em açúcar lembramos imediatamente do sabor doce, mas nem todos os glicídios são adocicados. Por isso, os cientistas preferem usar o termo glicídio em lugar de açúcar, para evitarem mal entendidos.
Os glicídios constituem a principal fonte de energia para os seres vivos, estando presentes em diversos tipos de alimentos. O mel, por exemplo, contém o glicídio glicose; da cana é extraída a sacarose, muito utilizada em nosso dia-a-dia; o leite contém o açúcar lactose; e frutos adocicados contêm frutose e glicose, entre outros tipos de glicídios.
Tipos de glicídios e suas funções:
Monossacarídeos – Os glicídios mais simples são os monossacarídeos que apresentam entre 3 e 7 carbonos na molécula e cuja fórmula geral é Cn(H2O)n
. Nessa fórmula, n representa um número entre 3 e 7.
Os nomes dos monossacarídeos são dados de acordo com o número de átomos de carbono na molécula:
Trioses – 3 carbonos
Tetroses – 4 carbonos
Pentose - 5 carbonos Ex. ribose, desoxirribose
Hexoses – 6 carbonos Ex. frutose, galactose e frutose
Heptoses – 7 carbonos
Dissacarídeos – são moléculas formadas pela união de dois monossacarídeos. A sacarose (C12H22O11), o principal açúcar presente na cana-de-açúcar, é um dissacarídeo formado pela união de uma molécula de glicose e uma de frutose. Outro exemplo, é a lactose, o açúcar do leite, constituído pela união de glicose e galactose; maltose, glicose + glicose
Polissacarídeos – são formados pela ligação entre centenas ou mesmo milhares de monossacarídeos.
Amido – é uma substância característica das plantas e das algas. Suas moléculas são formadas pela reunião de milhares