Quimica geral
O número quântico principal (n) indica o nível de energia ocupado pelo elétron, ou seja, está relacionado com a distância média do elétron ao núcleo.
O número n assume valores inteiros de 1 a ∞. No estado fundamental (para Z até 112), o número quântico principal varia de 1 a 7.
O número quântico principal é o que determina, em grande parte, a energia do elétron no átomo. Quanto maior o n, maior é a energia do elétron.
O tamanho do orbital também depende de n. Quanto maior for o valor de n, maior será o orbital. Os orbitais que têm o estado quântico com o mesmo n constituem uma camada. As camadas são identificadas pelas letras:
Número Quântico Secundário ou Azimutal (l)
O número quântico secundário indica o subnível de energia ocupado pelo elétron e a forma de seu orbital. Para cada valor de n, l assume valores inteiros de 0 até (n-1).
Subnível s p d f
Nº Quântico
Secundário (l) 0 1 2 3
O número máximo de elétrons em cada subnível é:
Distribuição eletrônica de Linus Pauling
A distribuição eletrônica nos descreve o arranjo dos elétrons em um átomo, fornecendo o número de elétrons em cada nível principal e subnível. Os elétrons preenchem os subníveis em ordem crescente de energia. Um subnível deve estar totalmente preenchido para depois iniciarmos o preenchimento do subnível seguinte.
O cientista Linus Pauling formulou um diagrama que possibilita distribuir os elétrons em ordem crescente de energia dos níveis e subníveis.
1. Diagrama de Linus Pauling
O sentido das flechas indica os subníveis e níveis em ordem crescente de energia.
2. Distribuição Eletrônica em átomos neutros
Para fazermos a distribuição eletrônica de um átomo neutro, devemos conhecer o seu número atômico (Z) e, conseqüentemente, seu número de elétrons e distribuí-los em ordem crescente de energia dos