Quimica geral experimental
Carlos Henrique pereira de jesus
Rene Ribeiro Flores
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
Nº 06
Bagé - RS 2014
Universidade federal do pampa - unipampa
CAMPUS bagé
DEPARTAMENTO DA ÁREA DE QUÍMICA
CURSO LICENCIATURA EM QUIMICA
ANNA SANCHES ZEIDLER
CARLOS HENRIQUE pereira de jesus
RENE RIBEIRO FLORES
SEPARAÇÃO DE MISTURAS
Relatório apresentado ao Curso de Licenciatura em química da UNIPAMPA - RS, Campus Bagé, como parte dos requisitos básicos para a avaliação da disciplina de Química Geral Experimental, sob orientação do professor Douglas Meyer
Bagé - RS
Julho/2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 5
1. OBJETIVOS 6
2.MATERIAL E MÉTODOS 6
2.1.Materiais 6
2.2.Reagentes 6
3.PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 6
3.1.Primeira parte 6
3.2.Segunda parte 7
4.RESULTADOS E DISCUSSÃO 7
4.1.Primeira parte: 7
4.2.Segunda parte: 7
5.CONCLUSÃO 8
6.QUESTIONÁRIO 9
8.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9
1. INTRODUÇÃO
A maioria das substâncias que utilizamos é encontrada na natureza misturada a outras. Uma das tarefas dos químicos é o desenvolvimento de técnicas e procedimentos que permitam isolar as substâncias da mistura encontrada na natureza.
Mistura é a associação de duas ou mais substâncias diferentes cujas estruturas permanecem inalteradas, isto é, não ocorre reação química entre elas.
Para separar os componentes de uma mistura, devemos verificar, que tipo de mistura é. Existem dois tipos de mistura: homogênea e heterogênea.
Dentro de um laboratório podemos trabalhar com várias técnicas de separação de mistura, a escolha do melhor método envolve o conhecimento das propriedades específicas das substâncias que compõem a mistura.
1. OBJETIVOS
Aprender e observar, na prática, a importância das propriedades de solubilidade das substâncias e como elas influenciam na separação de misturas.
Determinar a