Quimica Geral Experimental
Vidrarias, Segurança e Descarte de Resíduos
Apresentação – data: ________________________
Resumo
Essa aula objetivou nos familiarizar com o laboratório de química. Foram mostradas as vidrarias, os metais, entre outros equipamentos como fornos, capelas e balanças. Também foi explicada a importância das normas de segurança, os cuidados que devem ser tomados no ambiente do laboratório, além da necessidade de se fazer o descarte adequado aos resíduos químicos.
Vidrarias
Dentre os vários equipamentos no laboratório, se destacam as vidrarias. São vários tipos de objetos de vidro para as mais diversas finalidades. Essa grande variedade serve para nos auxiliar a executar os experimentos de maneira segura além de medir quantidades com grande precisão quando necessário. Para fazer medições existem os objetos volumétricos, que são muito precisos ao medir volume, e os graduados com precisão um pouco inferior. Segue abaixo alguns exemplos de equipamentos volumétricos:
O balão volumétrico é um frasco utilizado para preparação e diluição de soluções com volumes precisos e pré-fixados. Possui um traço de aferição no gargalo. Este tipo de frasco é usado na preparação de soluções que precisam ter concentrações definidas. Os balões volumétricos pode ter volumes entre 5 mL e 10 L. (Balão..., 2008)
A bureta é um instrumento laboratorial cilíndrico, de vidro, colocado na vertical com a ajuda de um suporte, contendo uma escala graduada rigorosa. Possui na extremidade inferior uma torneira de precisão para dispensa de volumes rigorosamente conhecidos em tarefas como a titulação de soluções. (Bureta..., 2008)
Uma pipeta é um instrumento de medição e transferência rigorosa de volumes líquidos.
Há dois tipos clássicos de pipetas: pipetas graduadas: possuem uma escala para medir volumes variáveis;