QUIMICA GERAL EXPERIMENTAL
IDENTIFICAÇÃO DE SOLUÇÕES
Identificar as soluções recebidas, a partir do conhecimento das regras gerais de solubilidade e de força de eletrólitos.
Universidade Federal do Paraná – UFPR
Departamento de Química
Curitiba, 2012.
Sumário
1.0 - Introdução
2.0 - Objetivos
3.0 - Materiais e Método
3.1 Materiais e Método
4.0 - Resultados e Discussão
4.1 Resultados e Discussão
4.2 Resultados e Discussão
5.0 - Conclusão
6.0 - Referências Bibliográficas
Introdução
As reações entre íons em soluções aquosas foram definidas por Arrhenius, em que um ácido como uma substância contendo hidrogênio que produz íons hidrogênio ( H+) em solução e uma base como uma substancia que produz íons hidróxido (OH-) em solução. A neutralização foi descrita por Arrhenius como a combinação destes íons para formar água:
H+ (aq) + OH - H2O
Outro exemplo é o NaCl, usado nas ruas dos Estados Unidos devido a quantidade de neve por ser barato e por dissolver-se prontamente em água. Sua massa molar relativamente baixa significa que o efeito por grama é grande. Além disso, o sal é especialmente efetivo por ser um eletrólito; ele dissolve-se para formar íons em solução: NaCl (s) Na+ (aq) + Cl- (aq)
As soluções não condutoras de eletricidade denominam-se não-eletrolíticas, ou soluções moleculares, como por exemplo, a água + açúcar. As soluções que conduzem eletricidade denominam-se eletrolíticas, ou iônicas, como a água + sal. As substâncias que, dissolvidas em água, constituem soluções iônicas são chamadas eletrólitos.
NaCl eletrólito
HCl eletrólito
1.0
Objetivos
No laboratório foram distribuídos seis frascos com diferentes substâncias que, por sua vez, deveriam ser misturadas uma a uma, com a finalidade de identificá-las e constatar