a ultima fortaleza
Motivação
Data: 08/03/2014
O Filme nos mostra uma consistente metodologia de liderança, o qual vimos desta em nossas aulas, mostrando de uma forma clara o exemplo que um líder deve seguir em tempos atuais, relata claramente a diferença entre as lideranças citadas em aula, 1.0, 2.0 e 3.0, onde mostrando a diferença entre autoridades e liderança, que para muitos, ambas as palavras são sinônimas ou possuem significados relativos, com base nos fatos relatados no filme, foi possível enxergar a liderança de outro ângulo.
O conceito poder a qual nos referimos trata-se da habilidade que o líder tem intrinsecamente em influenciar outras pessoas, com a arte de motiva-las. Esse foi o perfil a qual atribuímos ao General Irwin, um tipo de liderança democrática, que visa à participação e inclusão dos liderados nos processos decisórios, esse tipo de liderança estimula o debate para o surgimento de novas diretrizes, na qual permitem que o próprio grupo esboce as providências a serem tomadas, chegando assim á conclusão do objetivo.
É muito interessante o estilo de liderança utilizado pelo General, o planejamento e estratégia usada para motivar os demais, a forma como conduz as pessoas, a visão ampla que possui e que utiliza para conhecer as defesas adversárias e principalmente a capacidade de convergir à visão dos demais liderados, para o mesmo objetivo comum, ou seja, percebemos que esse líder “pode levar pessoas á lugares que jamais iriam sozinhas”.
Podemos destacar também que Irwin, obteve a confiança e respeito dos outros detentos, assim notamos uma das características importantes da teoria comportamental que é a estrutura de iniciação, no qual ele consegue definir o papel de cada preso na busca de objetivos. Explicado em aula que o líder deve conhecer individualmente os seus liderados, pois pessoas são diferentes.
Comparando os perfis, percebemos que há outro estilo de liderança, no caso, autoritária e dominante, na