Quimica Fundamental
CAMPUS CENTRO-OESTE DONA LINDU
BACHARELADO EM BIOQUÍMICA
DISCIPLINA: Química Fundamental
PROFESSORA: Vanessa J. da S. Vieira dos Santos
TURMA: B
PREPARAÇÃO DE SOLUÇÕES A
Aline Teixeira Cardoso Jéssica da Silvia Paranhos Lívia Marina Borges dos Santos Samuel Borges Diniz
Divinópolis/MG
Setembro/2014
I) INTRODUÇÃO
I.1) OBJETIVOS
Aprender o procedimento correto do preparo de soluções.
I.2) LEVANTAMENTO TEÓRICO
Aquela substância que permite a dispersão de outra substância em seu meio, denominada soluto. O soluto pode estar em estado de físico diferente do solvente, como no estado sólido. Portanto, uma solução nada mais é que a interação, em uma única fase, em aspecto uniforme, entre soluto e solvente.
A diluição de soluções ocorre quando acrescentamos solvente a alguma solução, com isso o volume da solução aumenta e sua concentração diminui, porém a massa do soluto permanece inalterada.
Preparando-se uma solução é primordial ter o conhecimento das massas de solutos com o uso de balanças de precisão, além dos volumes dos líquidos utilizados.
Expressa-se a concentração em termos matemáticos por meio da massa de soluto, em gramas, dissolvida em um certo volume, , denominada concentração comum. C = m soluto / V solução
A quantidade de mols de soluto existe em cada litro de solução é a chamada concentração molar ou concentração em quantidade de matéria. A quantidade de matéria do soluto é a relação entre a massa do soluto, em gramas, e sua massa molar, também em gramas.
ᶬ = n soluto / V solução
Molalidade (W) é o número de mols de soluto dissolvido por quilograma de solvente.