calculo
circuitos elétricos objetivo(s) I introdução
Circuitos;
Circuito elétrico é um conjunto de dispositivo, composto por uma fonte de tensão e outros dispositivos que permite a circulação de uma corrente elétrica. O circuito elétrico é composto por:
● Fonte de tensão: responsável em fornecer energia para o sistema;
● Condutores: responsável em fornecer um caminho com baixa resistência para a circulação de corrente elétrica;
● Carga: Elemento que vai utilizar (transformar) a corrente elétrica, limitando este valor ( note que um sistema sem carga corresponde a um curto-circuito)
● Seccionadores: responsáveis em controlar/ bloquear o fluxo da corrente (Ex. Interruptor);
● Proteção: sistema responsável em garantir a segurança da instalação e/ ou usuários. Quando ocorrer um evento não permitido no sistema ele desliga automaticamente o circuito (Ex. Disjuntor, fusíveis, etc.
Lei das Malhas; A Segunda Lei de Kirchhoff das tensões é aplicada nas malhas. Ela pode ser usada no estudo dos circuitos de resistores em série, onde a soma das quedas de tensão nos resistores é igual a f.e.m. da fonte. Se no circuito existe mais de uma fonte de f.e.m deve-se determinar a resultante das mesmas, ou seja, somá-las considerando os seus sentidos relativos. Entenda-se que, na fonte de f.e.m., uma forma de energia não elétrica é convertida para elétrica cedendo energia para as cargas, ou seja, colocando as cargas em um potencial mais elevado. Nas quedas de tensão as cargas se dirigem para um potencial mais baixo havendo o consumo da energia das cargas convertendo-a para uma forma de energia não elétrica, por exemplo, calor, luz, etc. Assim, ao percorrer uma malha fechada, percebe se que toda a energia entregue às cargas num trecho do circuito elétrico é dissipada num outro trecho. A tensão, por definição está associada à energia cedida às cargas ou retirada das mesmas durante o seu movimento. Daí é obtido o enunciado da Segunda Lei de