Conceito fundamentais da química
Matéria: tudo que ocupa lugar no espaço e possui massa.
Corpo: porção definida da matéria.
Objeto: corpo feito pelo homem com o intuito de se utilizá-lo para algum fim.
É possível perceber que a matéria pode existir em três estados físicos diferentes, o sólido, o líquido e o gasoso. É também possível verificar que alguns corpos podem mudar de estado físico, ou seja, deixar de ser sólido e passar para líquido e do líquido passar para o estado gasoso. Um exemplo disso é a água, que pode existir no estado sólido como gelo, no estado líquido como água, ou no estado gasoso como vapor. Sendo assim, estas transformações recebem nomes, tais como:
- fusão para a passagem do sólido para o líquido;
- solidificação para a passagem do estado líquido para o sólido;
- vaporização para a passagem do estado líquido para o gasoso. No entanto, a vaporização pode ser subdividida em:
- ebulição, que é induzida, ou seja, quando se fornece energia a um líquido para ele se transformar no estado gasoso. Exemplo: ferver água em uma panela.
- evaporação, que é a passagem do estado líquido para o gasoso de forma espontânea, ou seja, quando você não induz esta transformação. Um exemplo é uma roupa secando no varal, ou uma poça de água que evapora pela ação do Sol.
- calefação, que é a passagem do líquido para o gasoso de forma instantânea, ou seja, é uma passagem muito rápida. Um exemplo é quando jogamos gotas de água em uma panela quente, o que ocorre naquele momento é a calefação.
- Condensação ou Liquefação para a passagem do estado gasoso para o líquido. Exemplo é a formação de gotículas na parte de fora de um copo com água gelada. Neste fenômeno o que se observa é que o ar próximo da superfície do copo se resfria e o vapor da água torna-se água líquida na superfície externa do copo.
- Sublimação para a passagem direta do estado sólido para o gasoso e do gasoso para o sólido. Um exemplo de sublimação é a passagem da naftalina que é sólida e passa para