artdeco
Art déco foi um movimento popular internacional de design que durou de 1925 até 1939, afetando as artes decorativas, a arquitetura, design de interiores e desenho industrial, assim como as artes visuais, a moda, a pintura, as artes gráficas e cinema. Este movimento foi, de certa forma, uma mistura de vários estilos e movimentos do início do século XX, sendo visto como estilo elegante, funcional e ultramoderno.
Edifícios, esculturas, joias, luminárias e móveis são geometrizados. Sem abrir mão do requinte, os objetos têm decoração moderna, mesmo quando feitos com bases simples, como concreto armado e compensado de madeira, ganham ornamentos de bronze, mármore, prata, marfim e outros materiais nobres. Diferentemente da art nouveau, mais rebuscada, a art déco tem mais simplicidade de estilo.
ARQUITETURA
O art déco é marcado pelo rigor geométrico e predominância de linhas verticais, havendo a tendência de tornar, através da percepção, o edifício mais alto. Exemplos de arquitetura em Art Déco no Brasil: Elevador Lacerda (Salvador), Teatro Carlos Gomes (Rio de Janeiro), Biblioteca Municipal Félix Araújo (Campina Grande), Viaduto de Chá (São Paulo), Central do Brasil (Rio de Janeiro), Estádio do Pacaembu (São Paulo) e Estação Ferroviária de Goiânia.
Entre as características do art déco, eu destaco:
. Traços mais sintéticos, mesmo quando a imagem é figurativa.
. A predominância da simetria.
. Linhas simples e formas geométricas em vez dos arabescos da art nouveau.
. Influência dos movimentos artísticos da época como o Futurismo, Construtivismo e o Modernismo em geral.
. Influência de fontes “exóticas” pro mundo ocidental como o Ballet Russe e as culturas egípcia, asiática, grega…
. Baquelite, plástico, alumínio e materiais de custo menor em suas origens, na confecção dos objetos.