HISTÓRIA DA MAQUIAGEM
Introdução
No presente trabalho, abordamos a Origem da maquiagem, sua influência cultural ao longo dos anos; colorimetria e sua aplicabilidade na maquiagem, cores quentes e frias; camuflagem; tipo e uso dos pincéis; além de citar as marcas mais conhecidas e utilizadas atualmente.
1. Origem da Maquiagem, sua história e influência cultural ao longo dos anos.
Segundo Ana Carlota R. Vita, a vaidade já nasceu com o ser humano. Na Pré – História, nas pinturas rupestres feitas no interior das cavernas já era possível ver indícios da necessidade de diferenciar-se do restante do grupo.
“Nota-se em alguns desses desenhos que a pintura corporal já começa a fazer parte do visual. Sobre a pele bronzeada eles fazem alguns desenhos com os dedos, em cores provenientes da terra, do ocre ou de alguma mina de calcário branco.” relata ela.
Antiguidade
Mesopotâmia
Na Mesopotâmia existiam três povos: Sumérios, Babilônios e Assírios.
A Maquiagem utilizada pelos Sumérios tinha a natureza como fornecedora de matéria prima, como: Açafrão, hena, terra vermelha, carvão e frutas roxas e vermelhas.
Os Babilônios usavam uma maquiagem pesada, trajes bem talhados.
As mulheres utilizavam perucas, os rostos eram embranquecidos, por base feita de cera de abelha e olhos pigmentados por chumbo.
Os Assírios usavam cosméticos brancos e vermelhos pintavam o rosto, e os olhos eram muito enfatizados com Kohl (pigmento preto).
Os textos deixados pelos assírios mostram que se cuidavam e consumiam uma grande quantidade de artigos de beleza.
Egito
Muitas pessoas acreditam que os Egípcios foram o povo mais vaidoso da terra. Os faraós tinham nas perucas coloridas formas de distinção social e consideravam a maquiagem dos olhos ponto de destaque fundamental para evitar olhar diretamente para Rá, o deus -sol. No Egito a maquiagem tornou-se ítem de requinte. Começa então a maquiagem como ritual de beleza. As misturas de metais pesados davam o tom esverdeado para