quimica fundamental
CAMPUS CENTRO-OESTE DONA LINDU
BACHARELADO EM BIOQUÍMICA
DISCIPLINA: Química Fundamental
PROFESSORA: Vanessa J. da S. Vieira dos Santos
CÉLULAS ELETROLÍTICAS
Anderson Júnior de Freitas
Davi Veloso Ribeiro
Gledson Luis Santos de Paula Helon Guimarães Cordeiro Núbia Alexandre de Melo Nunes
Divinópolis/MG
Março/2013
Células Eletrolíticas
As células eletroquímicas se diferem em duas categorias, podemos separá-las em pilha (células galvânicas) ou células eletrolíticas. A diferença clara entre essas duas células é o objetivo final de suas reações. As pilhas têm como objetivo final a energia elétrica, já nas células eletrolíticas, o objetivo resultante das reações é uma energia química. Essa diferença conduz o estudo separado de cada categoria. Nas células eletrolíticas acontece a eletrólise. A eletrólise é um processo elétrico gerando energia química. De fato, a combinação eletrolítica dos íons ocorre por decorrência do transporte de elétrons conduzido por um gerador, fornecendo uma reação oposta às células galvânicas. Desse modo a célula só existe se houver a presença de eletrólitos, pois sem eles a corrente elétricanão ira passar. Existindo um eletrólito cada um de seus íons migrará para o eletrodo de sinal contrario ao seu, e lá ira perder ou ganhar elétrons.
Observação: O gerador presente nesse sistema, não pode destruir nem criaros elétrons desse circuito; ele apenas “injeta” elétrons no circuito por seu polo negativo, e “aspira” igual número de elétrons por seu polo positivo.
Esse fato causara a passagem de corrente elétrica, e a alteração química dos íons. Entretanto para que tudo isso aconteça, é importante que a corrente elétrica seja continua e a voltagem suficiente para provocar a eletrólise; lembrando que, os íons tenham “liberdade de movimento”. Seja por fusão (eletrólise ígnea) ou por