Quimica - experiência com Sulfato de Cobre
Vamos falar sobre a produção do cristal de CuSo45H2O, que é formado através de uma solução que passa por todos os estados físicos; líquido, sólido e gasoso. Essa é uma mistura homogênea onde todo o soluto dissolveu-se no solvente.
Desenvolvimento:
No inicio do trabalho nós estudamos o significado de cada tipo de solução. A solução saturada: onde contém a máxima quantidade de soluto dissolvido no solvente. A solução insaturada: onde a quantidade de soluto presente é inferior ao valor máximo que o solvente pode dissolver. A solução saturada com corpo de fundo: que possui todo o soluto possível dissolvido e um ligeiro excesso, que não se dissolveu. E a solução supersaturada: que é quando se consegue dissolver uma quantidade superior aquela determinada pela solubilidade.
Materiais Utilizados:
Béquer
Espátula
Bastão
Balança
Tela de Amianto
Tripé
Isqueiro
Termômetro
Proveta
Sulfato de Cobre
Água
Modo de Preparo:
Colocamos 50 ml de água em um béquer e o colocamos em cima do tripé com a tela de amianto e acrescentamos com a espátula 3 g de sulfato de cobre penta hidratado na água e mexemos com o auxilio do bastão até dissolver o máximo de sal. Repetimos esse processo até que percebemos que todo o sal tinha sido completamente dissolvido, ou seja, que tinha chegado ao seu KS, que é o ponto máximo que se consegue dissolver. Ao decorrer dessa experiência, quanto mais sal se acrescentasse havia uma mudança na sua coloração.
Após termos dissolvido todo o sal, retiramos o béquer de cima do tripé e colocamos um pequeno cristal (2,67kg) já pronto dentro da mistura dissolvida. Passaram-se alguns dias e quando fomos ver a experiência a solução existente no béquer tinha sido transferida para o cristal.
Conclusão:
A partir do trabalho realizado podemos observar na teoria e na prática (experimentos no laboratório) os tipos de Soluções, a curva de Solubilidade de uma substância quando a temperatura muda, aumentando ou diminuindo, e