hematopoese
O sangue desemprenha várias funções importantes. Em primeiro lugar, a hemoglobina contida nos eritrócitos transporta oxigênio para os tecidos e recolhe dióxido de carbono para facilitar sua remoção.
A hematopoese é o processo contínuo e regulado de produção de células do sangue, que envolve a renovação, proliferação, diferenciação e maturação celular. As células do sangue têm vida curta e são constantemente renovadas pela proliferação mitótica de células localizadas nos órgãos hemocitopoético. As primeiras células sanguíneas do embrião surgem muito precocemente (em torno do 19° dia de gestação), no mesoderma do saco vitelino. Consiste em células especializadas derivadas da medula óssea que estão suspensas em um líquido chamado plasma.
À medida que a ossificação pré- natal do restante do esqueleto avança, a medula óssea se torna cada vez mais importante como órgão hemocitopoético, alcançando um pico de atividade no período próximo ao nascimento. ( ANEXOS 1, 2,3 e 4).
Plasma:
O plasma, ou a parte líquida do sangue, pode ser separado de seus componentes celulares por centrifugação, o que leva o plasma para a parte superior do sangue centrifugado, consistindo em aproximadamente 92% de água e 8% de matéria seca.
Eritrócitos:
Eritrócitos ou hemácia, variam de acordo com as espécies para a apresentação de núcleos.
Eritrócitos são ricos em hemoglobina, uma proteína capaz de ligar oxigênio e transportá-lo até os tecidos. A ausência de núcleo fornece mais espaço para a hemoglobina, e a forma bicôncava do eritrócito ajuda a aumentar sua capacidade de transporte de oxigênio.
São mais numerosos entre os elementos figurados no sangue. Tipicamente estão presentes cerca de 5 a 10 milhões de eritrócitos em cada uL de sangue em um animal adulto sadio.
Leucócitos:
Os leucócitos sanguíneos são divididos e duas categorias: granulócitos e agranulócitos. O termo granulócito tem relação com a presença de grânulos específicos no citoplasma dessas células, o