Reação com fator limitante - química exp.
Reações químicas com fator limitante
Componentes:
Orientador (a):
Química experimental
Reações químicas com fator limitante
1. Introdução
Geralmente, ao estudar as reações, nós as encaramos como ideais, isto é, imaginamos que todos os reagentes reagem completamente, exatamente como é descrito nas equações químicas. No entanto, no mundo real isto nem sempre ocorre. Uma série de fatores pode interferir no desenvolvimento de uma reação química. Para que uma reação seja estudada e compreendida é necessário conhecer expressões que fazem toda a diferença na análise da reação.
Na indústria, muitas vezes os reagentes são colocados em contato em proporções inexatas, o que impede o consumo total dos reagentes em função do excesso de um deles.
Em situações do cotidiano, tanto no laboratório quanto na indústria, as reações entre reagentes e produtos não são simples, uma vez que é necessário ter em atenção que os reagentes não existem no estado de pureza absoluta, apresentando impurezas; as quantidades relativas de reagentes raramente obedecem às proporções estequiométricas, havendo um reagente limitante e outro(s) em excesso e a quantidade obtida de cada produto nem sempre é igual à teoricamente esperada.
2. Objetivo
Compreender o conceito de reagente limitante da reação.
3. Parte Experimental
3.1 Materiais e Reagentes * Conta-gotas * Esponja de aço * Estante para tubos de ensaio * Frasco de vidro * Solução aquosa de sulfato de cobre (II), (CuSO4) * 3 Etiquetas * 3 Rolhas para tubos de ensaio * 3 Tubos de ensaio
3.2 Procedimentos Experimentais * Etiquetaram-se os tubos, numerando-os da seguinte forma: 1, 2 e 3. * Fizeram-se duas bolas pequenas de esponja de aço (de aproximadamente 0,5 cm de diâmetro). * Colocou-se uma bola no tubo 1, e outra no tubo 2. * Adicionou-se, com o auxílio do conta-gotas, 20 gotas da solução aquosa de sulfato de cobre no tubo 1, 40 gotas no tubo 2, e 40