relatório de quimica
Alunas: Amanda de Quadros Lederes, Amanda Rodrigues Dias e Kelyn Gnoatto Milan
Disciplina: Química Aplicada - PTA
Professora: Aline Nicolau
RESUMO
No laboratório de química, fizemos dois experimentos. Primeiro, a reação de magnésio (Mg) com ácido sulfúrico (H2SO4) e após, a reação de ferro (Fe) com sulfato de cobre (CuSO4). Depois de feito os experimentos ficou claro e ilustrado o que havíamos aprendido na sala de aula sobre reações de oxirredução.
INTRODUÇÃO
METODOLOGIA
Experiência 1
Na capela de exaustão e com o auxilio de uma pipeta adicionamos 3ml de ácido sulfúrico (diluído em água) a um tubo de ensaio, logo após juntamos ao ácido uma fita de magnésio e imediatamente ocorreu uma reação, a fita de magnésio se dissolveu, houve liberação de calor e a solução começou a borbulhar.
Experiência 2
Com auxilio de uma balança semianalítica pesamos 1,001g de sulfato de cobre, após com auxilio de uma proveta medimos 100ml de água destilada, logo em seguida misturamos o sulfato de cobre e a água destilada em um erlenmeyer e obtivemos uma solução aquosa de sulfato de cobre, essa solução possui uma coloração azul em virtude dos íons cobre (Cu2+).
Voltamos novamente à balança semianalítica e pesamos 0,5 g de palha de aço (Fe). Logo em seguida adicionamos a palha de aço à solução de sulfato de cobre e aquecemos na chapinha térmica a uma temperatura de 150 graus. Após 5 minutos sendo aquecida, a solução foi perdendo a cor azulada e a palha de aço foi ganhando uma coloração avermelhada.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Experiência 1
O magnésio reagiu com o ácido sulfúrico formando sulfato de magnésio (MgSO4) e gás hidrogênio (H2), o que explica a formação de bolhas. Tal reação pode ser representada da seguinte forma:
Mg(s) + H2SO4(aq) -> Mg + SO4 + H2(g)
Esta é uma reação exotérmica, pois a energia final dos produtos é menor que a energia inicial dos reagentes, ou seja, a reação química libera calor. O sulfato de magnésio