Émile durkheim
RELATÓRIO DE QUÍMICA-
EXPERIÊNCIAS
ALMENARA-MG
2012
INTRODUÇÃO:
No dia 24 de setembro de 2012, a professora da matéria de química, Roberta Matos, desenvolveu com os alunos do 2º ano do curso técnico em informática, experiências com o objetivo de identificar os diferentes tipos de reações químicas.
Reação química é uma alteração química onde a matéria (um reagente ou reagentes) se converte em uma nova substância ou substâncias (um produto ou produtos). Para que duas substâncias reajam quimicamente é necessário que:suas moléculas sejam postas no melhor contato possível.
Para duas substancias reagirem quimicamente é necessário que:_ Suas moléculas sejam postas no melhor contato possível: uma reação no estado gasoso é, em geral, mais fácil e rápida que no estado liquido e neste, em geral, mais fácil e rápida que no sólido. Entre sólidos a reação é normalmente muito difícil, pois falta “contato” entre suas moléculas. Daí o costume de “pulverizar” os reagentes sólidos, ou dissolver os sólidos em água ou em outro solvente apropriado. _ Os reagentes tenham certa afinidade: “Afinidade Química”, ou seja, uma certa “vontade de reagir”. Embora existam reagentes “mais reativos” e outros “menos reativos”, o estudo da Reatividade e a Afinidade Química é bastante complexo. Entretanto, para as reações comuns podemos indicar certos critérios que nos permitem “prever” quais serão os produtos formados, a partir de determinado reagente.
Tipos de reações químicas.
Tradicionalmente, as reações químicas podem serem classificadas de acordo com o número de reagentes e produtos em cada lado da equação química que representa a reação: Reações de Síntese, composição ou adição (A + B = AB); Reações de Análise ou decomposição (AB = A + B); Reações de Simples Troca ou deslocamento (AB + C = AC + B); Reações de Dupla Troca (AB + CD = AD + CB).
Outro tipo de classificação:
Reação de oxirredução ou