Paul cezanne
Trabalho de Cezanne demonstra um domínio do design, cor, composição e desenho. Suas pinceladas frequentemente repetitivos, sensíveis e exploratórios são altamente característica e claramente reconhecíveis. Ele usou aviões de pinceladas de cor e de pequeno porte que se acumulam para formar campos complexos, imediatamente uma expressão direta das sensações do olho de observação e uma abstracção da natureza observada. As pinturas transportam o estudo intenso Cézanne de seus súditos, um olhar de pesquisa e uma luta obstinada para lidar com a complexidade da percepção visual humana.
Paul Cézanne foi um pintor francês, chamado frequentemente o pai da arte moderna, que se esforçou para desenvolver uma síntese ideal de representação naturalista, expressão pessoal, e ordem pictórica abstrata.
Cézanne nasceu na cidade francesa de Aix-en-Provence, 19 de janeiro de 1839, filho de um rico banqueiro. Seu companheiro de infância era Emile Zola, que mais tarde ganhou fama como romancista e homem de letras. Assim como Zola, Cézanne desenvolveu interesses artísticos em uma idade precoce, para o desespero de seu pai. Em 1862, após uma série de disputas familiares amargas, o aspirante a artista foi dado um pequeno subsídio e enviado para estudar arte em Paris, onde Zola já tinha ido. Desde o início ele foi atraído para os elementos mais radicais do mundo da arte parisiense. Ele, especialmente, admirava o pintor romântico Eugène Delacroix, e,