Paul Cézanne - Vida e Obra
DISCIPLINA: ARTES
PAUL CÉZANNE
MARLON MEDEIROS
BRUNO SILVA
3º ANO II
GOVERNADOR CELSO RAMOS, MARÇO DE 2013
02 | Introdução
03 | Biografia
05 | Obras
06 | Natureza Morta com Maçãs e Laranjas
07 | Curiosidades
08 | Bibliografia
Paul Cézanne foi um pintor francês fundamental na criação da Arte Moderna. Filho de um rico comerciante piemontês, sempre viveu em boas condições. Estudava na sua cidade natal, onde era amigo do escritor Zola.
Em 1861 vai estudar para Paris, onde conhece os futuros impressionistas. Em 1878 volta à sua Provença natal. A partir desta data desenvolve uma arte pictórica pessoal e sumamente original.
Até 1895, data em que o mercador Volard lhe organiza uma exposição, a sua arte não é reconhecida.
Após uma carreira inicial dedicada aos temas dramáticos e grandiloquentes próprios da escola romântica, Paul Cézanne cria um estilo próprio. Nas suas obras introduz distorções formais e alterações do ponto de visão em benefício da composição ou para ressaltar o volume e peso dos objetos. Concebe a cor de tal modo que define os volumes e, neste sentido, é essencial para a composição. Mas não o subordina às leis da perspectiva. A sua concepção da composição é arquitetônica; segundo as suas próprias palavras, o seu estilo consiste em ver a natureza segundo as suas formas fundamentais: a esfera, o cilindro e o cone. Cézanne preocupa-se mais pela captação destas formas que pela representação do ambiente atmosférico. Não é difícil ver nesta atitude uma reação de carácter intelectual contra o gozo puramente colorido do impressionismo.
Cultiva, sobretudo, a paisagem e a representação de comestíveis, se bem que também pinte figuras humanas em grupo e retratos. Antes de começar as suas paisagens estuda-as e analisa os seus valores plásticos, reduzindo-as depois a diferentes volumes e planos que traça à base de pinceladas paralelas.