Eletroquimica
QUIMICA EXPERIMENTAL – PROFº JADILSON
KELSON SILVA SANTOS
Eletroquímica
Introdução
A Eletroquímica é um ramo da química que estuda todas as reações e fenômenos químicos entre que se relacionam os elementos químicos e as substâncias químicas, em relação ao uso da energia elétrica.
Este campo científico abrange todos os processos químicos que envolvam transferência de elétrons entre substâncias, logo, a transformação de energia química em energia elétrica. Quando tal processo ocorre, produzindo transferência de elétrons, produzindo espontaneamente corrente elétrica quando ligado a um circuito elétrico, ou produzindo diferença de potencial entre dois polos, é chamado de pilha ou bateria (que muitas vezes é formada de diversas células). Quando tal processo é proporcionado, induzido, pela ação de uma corrente elétrica de uma fonte externa, este processo é denominado de eletrólise.
Relatório
Relatório pratica realizado no dia 11 de março de 2014 no IFBA – Paulo Afonso – BA, foi realizada uma pratica sobre eletroquímica onde começamos separando os materiais necessários para realização da mesma, começamos pela reação de simples troca onde usamos os seguintes materiais: Placa de cobre, 11,5646g, placa de zinco, 8,8920g, sulfato de cobre (CuCO4), sulfato de zinco (ZnSO4) e 2 béqueres, em um béquer colocou-se sulfato de cobre e a placa de zinco, no outro colocou-se sulfato de zinco e a placa de cobre, marcamos o tempo e ficamos observando o que estava acontecendo, no primeiro béquer após 01 hora percebemos que houve oxidação e percebemos que a solução ficou mais clara, ou seja, existiu uma reatividade maior e depositaram-se resíduos de zinco no fundo do béquer, já no segundo béquer que continha sulfato de zinco não percebemos nenhuma reação na placa de cobre durante 1 hora.
Já na 2 experiência que foi a Pilha de Alexsandro Volta usamos os seguintes materiais: água com sal (eletrólito), tecido, placas de cobre e