quimica - calcio
Vários compostos contendo cálcio já eram conhecidos desde a antiguidade por indianos, egípcios, gregos e romanos. Como exemplo, os romanos já preparavam a cal, desde o século I, o gipso desidratado (gesso, CaSO4) já era citado nas histórias da época para "engessar" pernas e braços quebrado.
As superfícies são de coloração branca prateada que rapidamente tornam-se levemente amareladas quando expostas ao ar, finalmente com coloração cinza ou branca devido à formação de hidróxido ao reagir com a umidade ambiental. Reage violentamente com a água para formar o hidróxido de cálcio, Ca (OH) sub>2 , com desprendimento de hidrogênio.
NOME DA SUBSTÂNCIA
PONTO DE FUSÃO (ᴼC)
PONTO DE EBULIÇÃO (ᴼC)
Cálcio
840
1484
TABELA 1: propriedades físicas do cácio.
O cálcio é um metal alcalino-terroso, orgânico, mole, maleável e dúctil que arde com chama vermelha formando óxido de cálcio e nitreto. Sendo o quinto elemento em abundância na crosta terrestre (1,6% em massa) com densidade 1,53g/cm3. Não é encontrado em estado nativo na natureza, estando sempre como constituinte de rochas ou minerais de grande interesse industrial, como as que apresentam em sua composição carbonatos (mármore e calcário) e sulfatos (gipso) a partir dos quais se obtêm