teor de carbonato de cálcio em casca de ovo
O experimento descrito tem como base a estequiometria, ou seja, a relação das quantidades de reagentes e produtos, que participam de uma reação química com o auxílio das equações químicas correspondentes. A partir disso, serão apresentados os processos de determinação do teor de carbonato de cálcio (Ca2CO3) na casca do ovo, a partir da massa de oxalato de cálcio formado.
Introdução
O objetivo do experimento é determinar o teor de carbonato de cálcio em casca de ovo, utilizando a estequiometria. O carbonato de cálcio (Ca2CO3) é um sal inorgânico, que resulta da reação do óxido de cálcio com dióxido de carbono:
CaO + CO2(g) → Ca2CO3(s).
Quando em solução aquosa sofre hidrolise salina, produzindo uma base forte: Ca2CO3 + H2O → CO2 + Ca(OH)2
Na natureza o carbonato pode ser encontrado nos minerais, na forma cristalina: aragonoita e calcita, estas diferem entre si quanto aos seus arranjos cristalinos. E em diversos lugares tais como nas conchas, nos recifes de corais, nas cascas de ovos, nas carapaças de seres marinhos, no calcário e no mármore. Na vinicultura, é usado para diminuir a acidez do vinho, e na agricultura, para corrigir a acidez do solo. É adicionado aos cremes dentais, agindo como abrasivo, e aos medicamentos usados no tratamento de doenças provocadas pela deficiência de cálcio, como a osteoporose.
Na casca do ovo, a principal função do Carbonato de Cálcio (CaCO3) é conferir dureza e resistência mecânica. Foi determinado que a casa de ovo de galinha possui cerca de 3,0 g de cálcio por 100,0 g de casca de ovo.
Materiais:
Espátula (usada para a transferência de sólidos)
Béquer (copo de vidro utilizado para preparar soluções e aquecer líquidos);
Bastão de vidro (usado na agitação e transferência de líquidos)
Funil de vidro (usado para transferência de líquidos ou soluções);
Filtro de papel
Balança analítica e semi analítica; (instrumento utilizado para aferir quantidades de