Quimica Ambiental
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
DIEGO COSTA
FRANCIEUDO SILVA
RAFAEL VALADÃO
BRUNA SANTOS
FELIPE RIBEIRO
VINICIUS VIDAL
QUÍMICA GERAL
A QUIMICA AMBIENTAL
Cabo Frio
2014
DIEGO COSTA
FRANCIEUDO SILVA
RAFAEL VALADÃO
BRUNA SANTOS
FELIPE RIBEIRO
VINICIUS VIDAL
Trabalho apresentado à disciplina do
Curso de Graduação em Engenharia de
Produção da Universidade Veiga de
Almeida como requisito parcial para aprovação. PROF. GISELA LOPES
Química Geral
2
Cabo Frio
2014
ÍNDICE
1. Introdução
2. Enxofre
2.1 O Enxofre e a chuva ácida
3. Tratado de Kyoto
4. Química Verde
5. Conclusão
6. Bibliografia
Química Geral
3
1. INTRODUÇÃO
A química do meio ambiente é uma área do conhecimento que surgiu dentro química nestas última décadas. No entanto, é importante que se tenha em mente que essa hipótese não procede. Uma viagem pelo tempo nos mostra documentos do século XVII nos quais se observa a preocupação com a devastação do meio ambiente em Regiões do Reino Unido próximas de onde se fazia a extração do carvão. Num dos volumes periódico Inglês Nature, datado em 1872, há uma minuciosa análise da qualidade do ar em Londres e Manchester, inclusive apontando para alta concentração de SO 2, observada naquela atmosfera urbana.
Esse aparente desinteresse pelos processos químicos que ocorrem na biosfera não ocorreu apenas no Brasil, mas foi um fenômeno global. A partir dos anos 80, e até os dias de hoje, abraçada pela mídia, a questão ambiental passa a ser um tema de discussão em todos os segmentos da sociedade.
2. ENXOFRE
O enxofre, elemento do grupo 16 (o mesmo do oxigénio) tem uma química muito rica e variada, com grande impacto não só na biologia dos seres vivos, mas também no nosso quotidiano. O enxofre está presente num dos principais compostos utilizados na indústria de hoje em dia: o ácido sulfúrico – H2SO4. De facto, este composto é fabricado em quantidades