Quimica 1
Experimento: Colocou-se 4 ml de água dentro do tubo de ensaio. Com ajuda de uma pinça de madeira, o tubo foi colocado diretamente na chama do bico de Bunsen. O tubo de ensaio foi inclinado, a partir disso o tubo foi movimentado cuidadosamente da direita para esquerda até a ebulição. Concluiu-se no experimento que o tubo de ensaio é normalmente aquecido direto na chama do Bico de Bunsen e a água é colocada na metade do tubo para não projetar. A chama precisa ser média e o tubo precisa estar seco no lado de fora para evitar que ele quebre no momento do aquecimento. O tubo deve sempre ser direcionado para onde não houver ninguém, isso evita possíveis imprevistos no laboratório.
Sal de cobre
Pesar aproximadamente 1g de sal de cobre. Após a pesagem colocar o sal de cobre em um becker e adicionar água para sua diluição. Após diluir a solução transferir-la para um balão volumétrico, com ajuda de um bastão e um funil comum.
Pesou-se, na balança analítica, aproximadamente 1g de sulfato de cobre pentahidratado (CuSO4 5H2O). O sal de cobre foi passado para um becker e adicionou-se aproximadamente 20 ml de água até a sua diluição. Com ajuda de um bastão e um funil comum a solução foi tranferida para o balão volumétrico. Com auxilio de uma pipeta foi colocado água até completar 100 ml. O balão volumétrico foi fechado e agitado.
Resultado:
Observou-se em todos experimentos que todas as medidas possuem algum erro. Alguns fatores podem ter contribuido com esses erros, como a vidraria usada e a diferença de calibração. O certo seria que todas as medidas fossem precisas e exatas. Devido a algum erro sistemático elas podem ser precisas e não serem exatas. Apesas dos pequenos erros, os resultados pretendidos foram atingidos.