Roteiro Pelourinho
Praça da Sé:
Primeira Faculdade de Medicina do Brasil ( Catedral Basílica)
*cravinho é aqui*
Fundação J.A.:
Local onde foi gravado o clipe de Michael Jackson e O pai Ó (Bar do Neuzão no final da ladeira)
Ordem e igreja de São Francisco: ( R$ 3,00 a entrada no museu )
“Igreja de ouro”
Fundada em 1635
As ordens terceiras eram confrarias católicas de homens brancos leigos (não eram padres). Seus integrantes não possuíam papel específico na hierarquia católica, mas tinham grande prestígio e importância na construção de templos e nos eventos religiosos ou sociais, em geral.
O Pelourinho é o nome de um bairro de Salvador, a capital do estado da Bahia, no Brasil. Se localiza no Centro Histórico da cidade na área que abrange apenas as ruas que vão do Terreiro de Jesus até o Largo do Pelourinho,1 o qual possui um conjunto arquitetônico colonial barroco português preservado e integrante do Patrimônio Histórico da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. O bairro costuma ser carinhosamente chamado pela população simplesmente como Pelô.2
A palavra "pelourinho" se refere a uma coluna de pedra, localizada normalmente ao centro de uma praça, onde criminosos eram expostos e castigados. No Brasil Colônia, era, principalmente, usado para castigar escravos.
Localização[editar | editar código-fonte]
Limitando-se ao norte com Pilar, Santo Antônio e Barbalho, ao sul com a Sé e Saúde, a leste com o Comércio e a oeste com Sete Portas, o Pelourinho compõe-se de ruas estreitas, enladeiradas e com calçamento em paralelepípedos.
História[editar | editar código-fonte]
A história do bairro soteropolitano está, intimamente, ligada à história da própria cidade, fundada em 1549 por Tomé de Sousa, primeiro governador-geral do Brasil, que escolheu o lugar onde se localiza o Pelourinho por sua localização estratégica - no alto, próximo ao porto e com uma barreira natural constituída por uma elevação abrupta do terreno,